Por padrão, o Windows 10 salva todos os arquivos que baixa da internet na pasta Downloads. Para quem tem diferentes unidades ou discos removíveis e deseja um controle mais apurado para diferentes tipos de arquivos, essa configuração não é satisfatória.
Felizmente, o Windows 10 permite customizar essa opção de uma forma rápida e prática.
Para chegar nessas configurações, você pode invocar a tela de Configurações do sistema operacional (usando o menu secreto no atalho Windows + X, por exemplo). A partir daí, navegue até Sistema | Armazenamento.
Nessa tela, selecione a opção Alterar onde o novo conteúdo foi salvo.
Em seguida, para cada tipo de arquivo baixado da internet, você pode configurar em qual unidade do sistema ele passará a ser salvo.
Lembrando que a mudança não é retroativa: os arquivos que já estão localizados na pasta Downloads na unidade anterior continuarão por lá até serem manualmente transferidos para outra unidade.
Customizando pra valer
Mas, para aqueles que preferirem radicalizar e trocar completamente a localização da pasta Downloads, tem outro caminho.
Na própria pasta Downloads, clicando com o botão direito e escolhendo a opção Propriedades, é possível alterar o Local da pasta totalmente.
A partir daí, o próprio Windows sugere que os arquivos sejam movidos de sua posição original para a nova pasta, que passa a ser considerada uma pasta do sistema.
Lembrando que essa é a configuração padrão de destino para Downloads, sendo que aplicações (navegadores, programas de mensagens instantâneas, email, etc) podem ter suas próprias configurações de salvamento separadas.
Fonte da Notícia: Código Fonte