No dia 25 de maio, entra em vigor na Europa o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR, na sigla em inglês), que estipula novas regras para a coleta e processamento de informações de usuários de sites e redes sociais. Algumas empresas já anunciaram mudanças em suas políticas para se adequarem à nova lei. Uma delas é o WhatsApp. A empresa já elevou a idade mínima para 16 anos, e anunciou recentemente que está atualizando seus Termos de Serviço e também sua Política de Privacidade.
Uma atualização do WhatsApp terá a opção de download dos dados usados no aplicativo. Essa ferramenta estará disponível nas próximas semanas para todos os usuários da rede em todo o mundo, não apenas na Europa. Por enquanto, porém, só usuários Android têm acesso à nova função.
“O objetivo desta atualização não é o de obter novos direitos para coletar dados pessoais, mas sim o de explicar como utilizamos e como protegemos os dados limitados que temos sobre você”, diz a empresa em comunicado.
Para pedir o relatório, o usuário deve entrar no menu “Configurações”, escolher a opção “Conta” e clicar em “Solicitar dados da minha conta”. Segundo a empresa, será possível acessar as informações três dias depois de pedir o relatório.
O WhatsApp informa que entre os dados coletados, estão a foto de perfil e os nomes dos grupos de que cada usuário participa. As mensagens não são armazenadas, segundo a empresa. “Todas as mensagens e chamadas são protegidas por criptografia de ponta-a-ponta para que ninguém, nem mesmo o WhatsApp, possa ler ou ouvir suas conversas”, afirma o comunicado.
Fonte da Notícia: Época Negócios