Muita gente associa o tempo de vida das multifuncionais à marca ou tipo do equipamento. Entretanto, engana-se quem se baseia nisso para determinar quanto tempo essas máquinas podem durar. O transporte de impressoras exemplifica uma situação em que a falta de cuidado pode comprometer o funcionamento.
Ainda que haja diferenças entre os modelos existentes no mercado, quando se fala de transporte, existem alguns passos que valem para qualquer tipo de impressora.
Se você está prestes a transportar seu equipamento, precisa levar em consideração algumas etapas. Neste post, separamos as instruções mais importantes para garantir o bom estado de funcionamento da sua máquina. Continue a leitura e saiba mais!
RETIRE A BANDEJA E OS CABOS
Na maioria dos modelos, tanto a bandeja de plástico em que se deposita o papel em branco quanto aquela que recebe os documentos impressos costumam ser destacáveis.
Portanto, nada de movimentar sua impressora com essas partes montadas. O ideal é que você remova as bandejas ou, caso não possam ser desacopladas do equipamento, dobre-as para manter a segurança.
Além disso, os cabos devem ser desconectados para evitar acidentes maiores. Assim, se ela tiver um cabo USB, retire-o e dobre-o separadamente. Faça o mesmo com os fios de alimentação da parte de trás.
TOME CUIDADO COM O MANUSEIO
Na hora de manusear o equipamento, é preciso ter cautela com alguns componentes. Se for desenvolvida para imprimir por jato de tinta, o transporte de impressoras requer um cuidado redobrado!
Em primeiro lugar, nunca vire a máquina para os lados, nem mesmo incline. O ideal é que os cartuchos de tintas ou ecotanks sejam removidos enquanto ela ainda estiver ligada (nada de forçar o mecanismo para retirá-los!). Existem casos em que a tinta pode vazar por conta de choques ou vibrações.
Se a tinta entrar em contato com a pele, é necessário lavar a área com água e sabão. Caso ela entre nos olhos, lave-os imediatamente com água e procure um médico se algum problema insistir em irritar sua visão.
FAÇA UMA EMBALAGEM ADEQUADA
O transporte de impressoras requer uma embalagem cuidadosa. Se for possível, prefira a original ou uma caixa semelhante.
Fique atento com as portas de manutenção ou painéis removíveis. Passar fita adesiva neles pode ser uma boa ideia para aumentar a segurança contra qualquer tipo de acidente.
Você também pode colocar estofamento nos lados da caixa para impedir que a movimentação desestabilize o equipamento. Para isso, utilize uma toalha limpa, isopor, plástico bolha, espuma ou qualquer coisa macia que possa manter o objeto firme.
CUIDADOS COM O TRANSPORTE DE CARTUCHOS E TONERS
- armazene os cartuchos em local fresco, evitando exposição ao calor;
- não abra os toners;
- proteja os circuitos eletrônicos;
- não deixe os cartuchos vazios por muito tempo;
- evite que os cartuchos tenham contato prolongado com iluminação em excesso, para evitar danos ao produto.
Seguindo essas dicas, o transporte de impressoras vira um sucesso e a integridade da sua máquina, cartuchos e toners será, de fato, mantida!