CONHEÇA 4 TENDÊNCIAS DE IMPRESSÃO PARA 2018

Depois de passar por um ano em que o mercado das impressoras foi fortemente influenciado pela tecnologia, é hora de se preparar para as tendências de impressão para 2018 e ficar por dentro do que já está funcionando!

A visão das impressoras como verdadeiras centrais de tecnologia tem se consolidado entre as pessoas. Dotados de novos mecanismos e possibilidades, esses equipamentos têm sido uma das principais ferramentas com impacto direto na produtividade entre muitos setores.

Com essa transformação contínua, o mercado global passa a acompanhar o surgimento de tendências que mesclam o antigo com o novo, criando possibilidades.

No post de hoje, vamos explicar quais são as 4 principais tendências de impressão no mercado gráfico para o ano de 2018. Vamos lá?

1. AUTOMAÇÃO DOS PROCESSOS DE IMPRESSÃO

A automação está no topo da discussão na maioria dos segmentos. Na impressão, uma nova maneira de autorregulação entra em cena, oferecendo aos usuários a possibilidade de automatizar variadas tarefas e serviços de impressão.

O principal resultado dessa investida é o aumento da produtividade no cotidiano e a economia de dinheiro. Além das vantagens que saltam aos olhos do empreendedor, os colaboradores também podem comemorar os benefícios da automação.

Entre eles, as funções remotas e em nuvem são as que mais se destacam, permitindo que qualquer um trabalhe de qualquer lugar.

Por falar nisso, entre as técnicas de impressão mais faladas, a automatização é uma das que mais acompanha os novos formatos de relacionamento com o trabalho, uma vez que a flexibilidade virou tema em inúmeros segmentos de mercado.

2. CORES VIVAS EM MATERIAIS E PEÇAS PUBLICITÁRIAS

Você sabia que as impressões coloridas nas empresas já demonstram uma tendência de crescimento global? Pois é! Isso porque, no mundo publicitário, o que entra na moda começa a ser reproduzido pelas agências do mundo inteiro em pouco tempo.

As cores vivas foram introduzidas em 2017 e, ao que tudo indica, são tendências de impressão que ficarão por muito tempo. Efeitos como a dupla exposição (técnica utilizada para mesclagem de fotos) e o duotone (efeito fotográfico que evidência apenas duas cores), tanto na fotografia quanto na publicidade, são alguns dos mais procurados.

Juntamente com eles, a estética dos anos 80 está em alta e todos esses recursos pedem a impressão de cores vibrantes.

Filmes e séries lançados mundialmente têm ajudado a fomentar a permanência do visual futurista, influenciando os setores de design e ilustrações.

Portanto, quem presta serviço de impressão para áreas ligadas ao marketing já pode se preparar para a atmosfera escura em contraste com cores berrantes, que remetem ao neon.

3. IMPRESSÃO SUSTENTÁVEL

No ambiente corporativo, é sempre possível contribuir para a economia por meio de ações simples e práticas. A cultura econômica pode ir além dos ganhos financeiros que se concentram apenas em uma determinada empresa, mas alcançar o mundo com gestos ecológicos.

Em 2018, essa visão ligada à sustentabilidade tende a se fortalecer. Um dos principais pontos discutidos entre os especialistas da área é o fato de se pensar sobre cada impressão e se perguntar se é mesmo necessária.

A verdade é que as empresas estão se movimentando para investir na construção de locais de trabalho sustentáveis, visando a economia e o fortalecimento da imagem corporativa. Nesse sentido, o uso de papel é um dos focos na conversa. Atendendo a isso, os fabricantes de impressoras não param de promover equipamentos capazes de reduzir o desperdício.

Já é possível encontrar com mais facilidade e acessibilidade linhas que apresentam soluções ecologicamente corretas, permitindo menos uso de papel e toner ao retirar imagens de documentos e a densidade do output.

Outra alternativa na tecnologia dessas impressoras é a conversão de textos em negrito para o regular e de imagens coloridas para novos formatos que requerem menos tinta, entre outras funções.

A preocupação com a economia de energia e tinta é um diferencial competitivo! Portanto, as empresas de outsourcing oferecem máquinas cada vez mais econômicas, sem falar no suporte que dão para auxiliar no descarte correto de materiais substituíveis, como o toner.

4. SISTEMAS DE IMPRESSÃO ONLINE

Com todo o advento da Internet e propagação de acesso para diversas regiões e classes do país, as organizações passaram a estudar formas estratégicas de se inserirem na realidade que reflete o comportamento do público em geral. Ou seja, é necessário reconhecer que o seu cliente está online e que isso importa.

Na indústria da impressão, nada disso é diferente. O crescimento das gráficas online nos últimos anos só revela o quanto os clientes sentem-se confortáveis ao fazerem seus pedidos pelo meio virtual em vez de saírem de casa e irem até uma sede física.

Além disso, a Internet também abriu caminho para o estouro do segmento de revendedores gráficos. Com isso, qualquer pessoa pode contatar uma gráfica de maior porte para fornecer e negociar preços.

Basta fazer uma simples pesquisa na Internet por sistemas de impressão online e, em questão de segundos, inúmeras empresas aparecerão na lista. São vários negócios em crescimento e até mesmo opções de estudos para quem se interessa pelo empreendimento.

Na Internet, as coisas funcionam de forma bem diferente se comparadas com o ambiente físico, pois os gastos com aluguel do imóvel, sistema de gestão, folha de pagamento dos funcionários, entre outras despesas comuns, são reduzidos.

Com as isenções existentes, a oferta de serviço é maior. Quando a concorrência aumenta, o preço é reduzido. Nesse sentido, é muito importante considerar não apenas o preço do serviço, já que o serviço online tenderá a sempre ganhar do físico, mas também a qualidade das imagens.

Conforme o mercado muda, o sistema das empresas precisa acompanhar o ritmo das inovações. É extremamente importante que você, como empreendedor, mantenha-se sempre atualizado quanto às transformações do ambiente corporativo para não ficar para trás.

Quando o assunto é a impressão, empresas das áreas mais distintas estão inseridas, uma vez que o ato de imprimir é muito comum em tantos setores! Ficar atento aos tipos de demandas é fundamental.

Compartilhar