O uso excessivo de smartphones pelos usuários tem preocupado cada vez mais os fabricantes e desenvolvedores de apps. Por exemplo, ao sair de férias, muitas pessoas deixam os celulares ligados e continuam recebendo todas as mensagens de trabalho no WhatsApp. Isso pode mudar com o Modo Férias do WhatsApp.
Informações obtidas pelo site WABetaInfo mostram que os desenvolvedores do WhatsApp estão pensando em diversos recursos para tornar a experiência de uso do aplicativo ainda melhor. As novidades ainda não foram confirmadas oficialmente e, por essa razão, não têm data para estrear.
Porém, dando uma simples olhada nos códigos de programação do aplicativo, é possível ter uma prévia do que o futuro nos reserva.
Bem-vindo ao Modo Férias do WhatsApp
A primeira das novidades foi batizada de “Vacation Mode” – “Modo Férias”. Atualmente, quando você arquiva um chat, o WhatsApp “desarquiva” o grupo toda vez que uma nova mensagem é enviada. A solução de silenciar um chat também não é eficiente, pois ainda assim é exibido o número de mensagens que você deixou de ler.
Com a novidade, bastará ativar o Modo Férias em um chat para que ele permaneça arquivado por tempo indeterminado até que você decida desarquivá-lo. A ideia é simples: você deixa de receber as notificações e não vê também que aquele grupo teve atualizações. Dessa forma, não se sente na obrigação de responder e consegue ter um pouco mais de tranquilidade para descansar.
Estimular o menor uso do smartphone
Pode até parecer um contrassenso, mas a maioria das empresas já percebeu que não é saudável usar o celular na intensidade que o utilizamos. Enquanto um tempo de uso normal diário em cerca de 3 horas é considerado “alto”, algumas pessoas chegam a passar mais de 8 horas por dia conectados ao aparelho.
Pensando nisso, o Google incluiu no Android mais recente – o Android 9.0 – um recurso nativo que permite monitorar quanto tempo você passou usando cada um dos aplicativos, podendo até mesmo estabelecer limites de uso para cada um deles. Com o WhatsApp não é diferente.
Muitas empresas utilizam o mensageiro como uma ferramenta de trabalho. Para um empregado que está dentro de um grupo, embora não exista a responsabilidade de responder mensagens durante as férias, fica aquela sensação incômoda de estar perdendo algo sempre que uma nova notificação aparece. Como resultado, as pessoas não descansam 100%, pois ficam ligadas em tudo que acontece no celular.
O Modo Férias é mais uma iniciativa nesse sentido, que deve permitir aos usuários se “desligar” do trabalho sem correr o risco de perder notificações ou de parecer antissocial por sair de determinados grupos durante períodos de descanso.
Fonte da Npotícia: Meu Positivo